Florais

ESSÊNCIAS FLORAIS

O método de tratamento que emprega a essência de flores silvestres para o tratamento dos distúrbios emocionais que afetam o ser humano  foi criado pelo médico inglês Dr. Eduard Bach, no início da década de 30.
            Segundo o Dr. Bach, a base de toda a doença está na desarmonia entre os aspectos espirituais e mentais do homem. Esta desarmonia, encontrada sempre em estados de ânimo conflitantes, produz infelicidade, tortura mental, medo, cansaço, submissão ou opressão, diminuído a vitalidade e permitindo o aparecimento de doenças. Os remédios florais devem atuar sobre estes estados de ânimo, causa primária das doenças. Assim, à medida que a pessoa volta a ser quem realmente é, sua vitalidade é novamente restabelecida e esta pessoa pode extrair de sua própria força e paz interior os meios para restaurar sua saúde.
 Este método foi reconhecido como eficaz pela Organização Mundial da Saúde em 1976. É totalmente seguro, não possui contra-indicações, nem interfere com nenhum outro tipo de tratamento ou medicamento. Entretanto, toda sua potencialidade será mais bem aproveitada se houver concomitante acompanhamento por um profissional especializado. Recomenda-se não tentar resolver todos os problemas de uma só vez, limitando o número de flores à no máximo seis por vez. Desta maneira pode-se melhor avaliar o tratamento à medida que os distúrbios vão sendo resolvidos.
Atualmente, existem sistemas florais de vários países e de diferentes ecossistemas: florais de Bach, da Califórnia, Saint Germain, etc. O Brasil está representado pelos florais de Minas.
A forma padrão de dispensação dos medicamentos florais é em vidros com conta-gotas de 30 mililitros de capacidade. De modo geral, deve-se pingar 4 gotas da preparação, debaixo da língua, quatro vezes por dia. Os primeiros resultados devem começar a aparecer dentro de 20 a 30 dias, se as essências forem bem escolhidas.

FLORAIS DE BACH

            O Dr. Bach identificou sete estados básicos de desarmonia, quais sejam:

1.      PARA OS QUE SENTEM MEDO
·   ASPEN – Medos sem motivo conhecido, apreensão, presságios, medo de escuridão, medo do sobrenatural.
·   MIMULUS – Medo de coisas conhecidas, timidez, fobias, medo de errar, medo de avião, medo de falar em público, etc.
·   CHERRY PLUM – Medo de perder a razão, pensamentos irracionais, medo de fazer coisas terríveis, idéias de suicídio ou homicídio.
·   RED CHESNUT – Excesso de preocupação para com os outros. Remédio para a “super-mãe”. Medo excessivo pelos outros.
·   ROCK ROSE – Para os que sentem pânico, medo extremo, terror agudo ou transitório. É o remédio para os pesadelos.

2.   PARA OS INDECISOS
·   CERATO – Para os que duvidam do próprio julgamento e necessitam de conselhos. Falta de confiança em si. Troca de opinião o tempo todo. Sugestionável e ingênuo.
·   SCLERANTHUS – Para os que têm dificuldades em tomar decisões entre duas coisas. Troca de humor. Neuroses obsessivas.
·   GENTIAN – Desânimo, pessimismo, depressão de causa conhecida, dúvida de si mesmo, desânimo com os próprios fracassos.
·   GORSE – Para pessoas pessimistas, derrotistas, desesperançosas.
·   HORNBEAM – Para pessoas que se sentem cansadas, mas que realizam suas tarefas. Sensação de “segunda-feira de manhã”.
·   WILD OAT – Para os que sentem incerteza no que diz respeito ao que caminho tomar na vida. Ajuda a escolher uma carreira.

3.   PARA A SOLIDÃO
·   IMPATIENS – Para as pessoas impacientes, apressadas, irritadiças, nervosas. Prefere trabalhar sozinho.
·   HAEATHER – Para as pessoas falantes dos próprios problemas, cansativas. Carência afetiva. Hipocondria. Egocentrismo.
·   WATER VIOLET – São pessoas que por ter uma personalidade muito marcante e muito conhecimento parecem ser orgulhosas, indiferentes. Por isso são solitárias. Para tensão física.

4.   MUITO SUSCETÍVEIS A INFLUÊNCIAS E IDÉIAS
·   AGRIMONY – Para aqueles que escondem suas preocupações atrás de uma aparência alegre. Para ansiedade. Para estado mental turbulento.
·   CENTAURY – Para pessoas com pouca determinação, facilmente exploradas e dominadas por outras pessoas. Pouca força de vontade.
·   HOLLY – Para aqueles que, em algum momento, sentem sentimentos de inveja, ódio, ciúme, suspeita, agressividade, raiva ou ganância, ou seja, falta de amor ao próximo.
·   WALNUT – Ajuda a enfrentar momentos de transição como: dentição, puberdade, menopausa, divórcio, mudanças.


5.  FALTA DE INTERESSE PELAS CIRCUNSTÃNCIAS ATUAIS
·   CLEMATIS – Par os desatentos, sonhadores, distraídos. Para sonolência e pessoas que tem o sono pesado.
·   CHESTNUT BUD – Para pessoas que se recusam a apreender com a experiência e com os erros do passado. Dificuldade de aprendizagem.
·   HONEYSUCKLE – Para pessoas que vivem no passado. Nostalgia. Ajuda as viúvas, órfãos, fracasso nos negócios.
·   MUSTARD – Para tristeza profunda, sem explicação. Onda de tristeza e melancolia sem razão aparente. Depressão, desânimo.
·   OLIVE – Para pessoas com esgotamento físico e mental, sem nenhuma reserva de vitalidade. Cansa-se facilmente.
·   WHITE CHESTNUT – Para os que têm pensamentos persistentes, repetitivos, indesejados. Diálogo interno torturante. Insônia. Confusão mental.
·   WILD ROSE – Para resignação e apatia. Para incerteza em corrigir os caminhos da vida. Pode ajudar na escolha da carreira.

6.   PARA O DESÂNIMO E DESESPERO
·    CRAB APPLE – Para sentimento de sujeira, desgosto com si mesmo. Tem vergonha da própria aparência. Idéias fixas. Mania de limpeza.
·   ELM – Para os que se sentem sobrecarregados pela responsabilidade, assoberbados de trabalho. Sentimento ocasional de incapacidade.
·   LARCH – Para as pessoas que se sentem inferiores. Falta de autoconfiança. Que temem o fracasso. Útil antes de exames.
·   OAK – Para pessoas desencorajadas, porém que continuam lutando. Trabalham demais e escondem o cansaço.
·   PINE – Para os que têm complexo de culpa, mesmo que por erro dos outros. Auto-condenação. Vive se culpando.
·   STAR OF BETHLEHEM – Para combater os efeitos de grandes choques, traumas, perdas.  Dor por perda afetiva, acidentes, notícias ruins.
·   SWEET CHESTNUT – Para angústia extrema. Desespero mental terrível. Cansaço e solidão totais. Sem esperanças para o futuro.
·   WILLOW – Para os ressentidos, amargos ou rancorosos. Culpam a todos, menos a si mesmos. Inveja. Amargura.

7.   PARA A PREOCUPAÃO EXCESSIVA COM OS OUTROS
·   BEECH – Pessoa críticas e intolerantes com os outros. \arrogância. Exige exatidão. Não perdoam os erros.
·   CHICORY – Superprotetor, especialmente com entes amados. Possessivos. Exigem atenção para si. Amor possessivo.
·   ROCK WATER – Perfeccionismo. Autorrepressão. Rigidez moral. Desejo de ser tomados como exemplo.
·   VERVAIN – Para pessoas fanáticas, perfeccionistas. Sensíveis às injustiças. Incapazes de relaxar.
·   VINE – Para pessoas dominadoras, inflexíveis, tiranas, autocratas e arrogantes. Têm ânsia de podes. Mão de ferro.


              FORMULAS COM FLORAIS DE BACH
            Para facilitar a seleção, foram desenvolvidas algumas fórmulas com grupo de flores para finalidades específicas ou de emergência:

RESCUE REMEDY – Esta fórmula foi desenvolvida pelo próprio Dr. Bach e é o “pronto-socorro” para qualquer emergência. É indicada para casos de choques emocionais, acidentes, traumas. Serve para acalmar, tranqüilizar e atenuar o sofrimento de qualquer origem. É composto pelas flores: Clematis +Cherry plum + Impatinens + Rock rose + Star of Bethlehem.

FÓRMULA DE APRENDIZAGEM – Auxilia a regular o excesso de excitação neuronal e aumentar a capacidade de concentração. Indicada para estudantes e pessoas que precisam guardar grande quantidade de informações: provas, exames, oradores. Rescue + Crab apple + Chesnut bud

FÓRMULA DE EXAME – Auxilia a enfrentar exames escolares, provas, avaliações de qualquer natureza. Ajuda a atenuar a tensão, nervosismo. Estimula a autoconfiança. Começar a tomar por uma semana antes da data da prova. Suspender após o exame. Clematis + Elm + Gentian + Larch + White chestnut.

FÓRMULA PARA AMPLIAÇÃO DA CONCIÊNCIA – Para pessoas que buscam encontrar seu EU SUPERIOR. Aumenta a capacidade de concentração: Crab apple + Walnut + Chestnut bud

FORMULAS PARA PLANTAS

FÓRMULA PARA CRESCIMENTO – Auxilia a germinação da semente e o desenvolvimento rápido, sadio e viçoso da planta: Vine + Hornbeam + Olive
Uso: Diluir 1/3 do frasco em ½ litro de água. Regar a terra antes de plantar ou aspergir sobre a planta 2 a 3 vezes por semana.

FÓRMULA REVITALIZADORA – Auxilia a recuperação da planta quando do ataque de pragas: Rescue + Hornbeam + Olive + Vine

FÓRMULA PARA BUQUÊ DE FLORES – Aumenta a duração de flores nos vasos: Rescue + Walnut + Wild rose


        FÓRMULAS COM FLORAIS DE MINAS

BUQUÊ DE 5 FLORES – Para emergências psíquicas, tensão, sustos, choques, pânico.

BUQUÊ DE 9 FLORES – Emergências psíquicas e físicas – situações graves. Primeiro socorro psíquico-físico enquanto se procura orientação especializada. Situações onde haja perdas de sentido, paralisias, choques, descontroles, colapsos, histeria, pânico, desesperança, bem como ferimentos, cortes, torções, pancadas, fraturas, hemorragias, intoxicações, envenenamentos, dor, etc.

BUQUÊ DE LACTENTES – Para harmonização de recém nascidos e lactentes.

BUQUÊ DA TRANSFORMAÇÃO – Restauração profunda da psique; novas posturas internas, externas e comportamentais; estagnação nos tratamentos florais e psicológicos; rejuvenescimento espiritual, mental e emocional.

FÓRMULA DA OPULÊNCIA – Para aqueles que enxergam o dinheiro como algo sujo e pecaminoso. Fé na providência divina.

FÓRMULA DE APRENDIZADO – Dificuldades gerais de compreensão, aprendizado, memorização, concentração, síntese. Amadurecimento psíquico. Integração e convivência mútua. Dificuldades escolares. Crianças excepcionais.

FÓRMULA DE EXAME – Para aqueles que estão na expectativa de um exame, teste, prova, uma situação qualquer que exija maior coragem, confiança, segurança, autocontrole, concentração e tranqüilidade.

FÓRMULA ECOLÓGICA – Equilíbrio entre as manifestações coletivas e individuais. Quando o padrão vibratório grupal precisa ser elevado. Para captar a psique do outro com maior profundidade, criando assim um clima de maior entendimento mútuo.


FÓRMULAS COM FLORAIS DE SAINT GERMAIN
            Fórmulas concentradas para uso direto.
            USO: 2 gotas diluídas em um pouco de água, uma vez ao dia.

FÓRMULA DO ESTUDANTE – Auxilia na concentração, memória, força de vontade, organização e perseverança.

BOM SONO – Combate a preocupação excessiva, ansiedade e sono leve.

FÓRMULA DA FAMÍLIA – Promove a integração familiar, o perdão e a harmonia.

ESTRESSE – Combate o estresse e o desânimo. Fórmula tônica e energética.

NERVOSISMO E AGITAÇÃO – Combate o nervosismo e a agitação interna.

MEIA IDADE – Combate os descontroles emocionais nas fases da menopausa, andropausa e TPM.

FÓRMULA DO PANICUM – Combate o descontrole emocional relacionado ao medo irracional.

ÂNIMO E EQUILÍBRIO – Traz força para enfrentar situações de desespero.

PROSPERIDADE – Conecta-nos com a energia da abundância. Prosperar na adversidade.

FÓRMUAL DA PROTEÇÃO – Potente fórmula protetora. Transmuta e eleva o padrão vibratório.


FLORAIS DE SAINT GERMAIN TAMBÉM PARA ANIMAIS

            As fórmulas florais montadas especificamente para os animais domésticos, que tem a finalidade de auxiliar a re-equilibrar temperamentos e comportamentos que estão se apresentando excessivos, em desequilíbrio. A assistência médica veterinária é de extrema importância para definir se o quadro é emocional ou se já é fisiológico.

            MODO DE USAR
-GOTAS: Pingar 2 gotas na palma da mão, com um pouco de água mineral e dar para o animal lamber, uma vez ao dia. A água pode ser substituída por água de côco, yogurt, etc.
-PRAY: Em um borifador, dilua 7 gotas da fórmula para cada 100 ml de água. Aplicação recomendada para locais com muitos animais ou antes de banho e tosa.
- DOSES NO BEBEDOURO: Ministrar algumas gotas na água do bebedouro do animal. Repetir sempre que a água for trocada. Para cada 30 ml de água, pingar 2 gotas da fórmula.

FÓRMULA 1FSG - AGRESSIVIDADE – animais agressivos, agitados, raivosos, provocativos, intolerantes e impacientes.

FÓRMULA 2FSG - CARÊNCIA/AGITAÇÃO – animais carentes, agitados, imaturos, ansiosos ou com dificuldades de aprendizado.

FÓRMULA 3FSG - CARÊNCIA/ DEPRESSÃO – animais apáticos, angustiados, depressivos, saudosos, tristes ou muito submissos.

FÓRMULA 4FSG - MEDO – animais medrosos, desconfiados, que se sentem acuados ou possuem dificuldades em relacionar-se.